.mais sobre o GFACR

.pesquisar

 

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Batata Quente - Bernardo ...

. Corridas Com Cheiro a Sam...

. Batata Quente - Alberto C...

. Batata Quente -César Nova...

. Batata Quente - Bernardo ...

. Batata Quente - Luís Palh...

. Batata Quente - Tiago Rib...

. Batata Quente - Francisco...

. Batata Quente - Francisco...

. Batata Quente - Guilherme...

.arquivos

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Novembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2006

Batata Quente - Bernardo Mendia

Antes de mais, PARABÉNS AO NETO E À JOANA!!!!!!!! É um passo muito importante na vida deles que o Neto quis partilhar, de coração aberto, com todos nós. Da minha parte tenho a dizer que não podia ter ficado mais contente quando percebi o que se passava. Reparem na sorte de ter um dos melhores amigos na própria família e em todas as clássicas reuniões de família, tipo Natal, Páscoa, anos e mais anos e estar sempre lá o castiço do Neto. Vai ser sempre, aliás, vais ser sempre uma motivação extra. Enfim, eu conheço o Neto nas suas várias dimensões, nomeadamente naquela do viver as situações sempre de frente (alguém lhe devia explicar que isso se diz só em sentido figurativo e não é preciso espancar cada pessoa que lhe passa pela frente, mas pronto também umas pêras de vez em quando só fazem é bem… que é para a malta andar acordada e rija).

Apetecia-me agora falar de cada uma das pessoas que temos no Grupo, um a um aquilo que vejo nelas, mas acho que vou ter que guardar isso para a próxima batata ou para os discursos. Assim, para não acentuar muito a tónica pessoal deste texto, siga para o Grupo!! - agora é que vocês estão lixados, que eu tenho aqui um testamento na cabeça para materializar no nosso blog. Já todos sabem que não sou de muitas palavras e que às vezes a coisa sai um bocado abrutalhada, mas no que respeita a escrita a coisa é diferente, pelo que aproveito para lhes deixar leitura de cabeceira.

Quero, antes de mais, agradecer ao Francisco ter-se empenhado de corpo e alma no GFACR e, de uma forma muito saudável, nos ter guiado até aqui. Já se sabe que na vida não há batalhas ganhas sem sacrifício, mas o nosso Cabo impressiona, sobretudo, pelo exemplo dado nos momentos mais difíceis e pela entrega constante. Ninguém pode ficar indiferente depois de uma Segurilha ou depois de uma lesão como a que sofreu na Nazaré no fim da época passada echegar a uma ferra/treino (a última em Avis) e fazer com que a malta nem se

lembrasse da sua lesão. Verdadeiramente impressionante!!!! Aproveito para deixar as palavras que o Francisco escolheu para a sua ficha pessoal no nosso site www.forcadosdascaldas.com, que ilustram bem o que o Francisco é enquanto Forcado e o que todos nós devemos ambicionar:
“1 - "Forcados" termo difícil de atingir, pois a perfeição é momentânea, no
entanto quanto mais polivalentes o formos mais perto estamos deste momento.”
“2 - Devemos estar no mundo dos Toiros, enquanto nos sentirmos capazes de
responder a qualquer, mas qualquer mesmo, situação dentro de praça."

E para acabar em grande vai daí e deixa-nos o Vinhais como Cabo. Já viram a foto do Vinhais na ficha pessoal do site?!?! E a Frase? Cá vai: “O Toiro até pode ir vivo para dentro, mas só depois de arrumar com todos os Forcados e não sobrar mais nenhum na trincheira ”. (Mas não deixem de checar a foto!!!!).

E é assim rapaziada amiga, a partir do 15 de Agosto de 2006 inicia-se uma nova fase do GFACR. E a nós só nos compete estar à altura do momento e às ordens do Vinhais para o que der e vier.
Mas, no entretanto, ainda há uma série de treinos para cada um mostrar quais são as suas ambições no Grupo; e depois, nas corridas, é “bomba e lenha!!!!”

Gostava também de abordar um tema distinto, o da viagem que fiz ao México com o Grupo de Vila Franca de Xira. Quero testemunhar aqui o excelente ambiente que se vive no GFAVFX e agradecer a todos os elementos e particularmente ao Cabo Vasco Dotti a forma como me receberam. Tive a oportunidade de conhecer de perto um dos Grupos de maior projecção nacional, a forma apaixonada com que vivem a sua causa e a entrega que lhe dedicam e que dignifica inteiramente o conceito de Forcado.

A união dos Forcados é uma condição fundamental para a elevação da nossa

actividade, para que sejamos respeitados e ouvidos e, em última instância, para que se mantenha viva a nossa chama e abertas as nossas portas para que os vindouros possam disfrutar do mesmo espaço, sentimentos, referências e sensações que nós desfrutamos hoje.

Naturalmente, esta união em nada afecta a unicidade e traços próprios de cada Grupo, mas não podemos esquecer que batalhamos todos no mesmo sentido - na defesa da Pega - e temos enormes desafios pela frente, muita resistência e rarissimamente se vê a nossa causa defendida na praça pública. O GFACR tem, neste campo, feito um trabalho louvável, nomeadamente com a organização de colóquios, exposições culturais tauromáquicas e mais recentemente com a publicação da brochura “A Relação entre o Público, a Festa e os Forcados”, entre outras iniciativas. Temos já, neste momento, uma plataforma criada para voos mais altos, que é a Associação Nacional de Forcados, da qual deveria sair uma postura comum para a defesa da Corrida de Touros à Portuguesa. Fica, assim, lançado, em traços muito gerais, o repto.

E o melhor é ficar-me por aqui. Deixo só, para acabar, a frase que acompanha a minha ficha pessoal no site:
“O GFACR é um espaço que me permitiu desenvolver e enraizar valores de coragem e entreajuda que muito prezo. Num mundo cada vez mais despojado de referências, no GFACR encontrei um local de entrega e partilha total, de riscos divididos e renovados, vitórias alcançadas e sempre novos desafios. Quer seja dentro, quer seja fora de praça, a amizade é o lema. Sujeitamo-nos e pomos as próprias vidas em jogo, mas tendo como escopo o valor superior da preservação deste espaço para a vinda das gerações futuras.”

E o próximo batateiro é… JOÃO SANTA MARTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!


 


Nota do Editor:


O Grupo de Forcados de Caldas Raínha tem o maior prazer em convidá-lo/a a participar ou assistir ao seu primeiro treino desta temporada. È já neste Sàbado, dia 25 de Fevereiro às 14h00 na praça de toiros de Caldas da Raínha. Apareça!!!


 

publicado por cid às 19:47

link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De Joao Polonia a 10 de Maio de 2006 às 02:13
Deixo-vos o meu contacto do msn, para se quiserem adicionar para troca das fotos que tirei no último treino. jp@manjardetornada.com
De Joao Polonia a 10 de Maio de 2006 às 02:08
Em primeiro lugar, dar os meus parabéns pelo v/exelente site, pois ainda não tive oportunidade de o fazer pessoalmente. Tive oportunidade apenas de estar presente em dois treinos, o primeiro no fim de semana do carnaval em que o tempo não ajudou nada e o segundo no dia sete deste mês, em que vos tirei algumas fotos. Espero que tejam bem preparados para que com grande sucesso consigam ultrapassar esta temporada da melhor forma.

Um abraço a todos do GFACR

João Polónia
De Francisco Calado a 2 de Março de 2006 às 19:33
Tenho algumas coisas coisas para te dizer:1) quero pedir desculpas por só agora, e já quase fora de horas, responder ao teu blog, mas é que houve o carnaval pelo meio, e o trabalho acumulou-se. 2)Gostei muito do teu texto no blog, quero agradecer-te as tuas palavras, e aproveito para dizer que sinto essa força interior em todos nós, temos é por vezes os chamados "dias". 3) comecei por achar graça ao comentário da Sofia, mas depois li o da Carolina e já percebi que tu para além de escreveres o blog também fazes diversos comentários ao que escreves, mas isso fica entre nós!!!!
Um grande abraço e espero que esta temporada esteja ao teu melhor nível pois dás uma grande confiança a todo o Grupo
De Carolina a 2 de Março de 2006 às 13:55
Bernadito, não sei porque é que pedes a todas as miudas para comentar o teu texto e ver as tuas fotografias...Pensava que era unica mas ja vi que me enganei.beijinhos para todos os elementos go GFACR
De Miranda a 2 de Março de 2006 às 11:27
Bernardo, em primeiro lugar nem sei bem o que escrever depois das palavras desta tua "admiradora"... Basicamente queria dizer que mais uma vez mostraste a tua forma de ver as coisas e focaste o ponto essencial de qualquer grupo de forcados: a união e a amizade... Também é óptimo confrontar as pessoas com aquilo que escrevem e dizem... Acho também que tens ainda algumas explicações a dar sobre a tua estadia no México mas pelo que sei não deixaste os créditos do GFACR por mãos alheias... Já o fiz publicamente mas não podia deixar de o fazer aqui, agradecer-te por me teres convencido a juntar-me a este grande grupo de amigos que é o GFACR... Grande abraço
De Sofia a 1 de Março de 2006 às 19:23
Tenho de confessar que simpatizo com o grupo, não tanto pelo vosso fato jolie (espero não desiludir ninguém!!) mas pela verdadeira Amizade e boa disposição que abarca o grupo. Só me lembro de algo do género quando fazia parte dos escuteiros (parecem santinhos mas são uns ganda malucos e ia morrendo 2 vezes!!lol). Espero mesmo que os valores que o grupo defende, nomeadamente, a amizade, a verdade, o espírito de entreajuda sejam os mesmos que guiem as vossas acções e decisões do dia-a-dia, enfim... fora da praça! Estão todos de parabéns mas quero deixar um agradecimento especial ao cunhado do Bernardo por lhe ter passado a batata (eu andava mesmo ansiosa!)e, óbviamente, ao Bernardo por me ter dado a conhecer o fabuloso GFACR. Bernardo continua a ser forcado, dentro e fora da praça. Já tinha reparado que eras um mau miúdo, então agora não restam duvidas! O blog está muito giro, sim senhor! "Leitura de cabeceira"... humm fez-me lembrar alguém! Para variar isto já está a ficar um testigo! Espero mesmo um dia ver-vos ao vivo e a cores. Beijinho grande para o Bernardo (que está quase a fazer anos e que se safou MUITO bem com a batata!!).
De ACN a 27 de Fevereiro de 2006 às 18:08
Grande Bernardo,apesar de ter sido em Roma e estarmos com presa para ir ter com o tio Berlusconni, foi com muito orgulho que li o teu texto.És um grande forcado, que dá muita confiança dentro de praça e que tem uma grande capacidade de motivar as pessoas, tanto lá dentro como cá fora...Quanto à minha atitude em certas ocasiões menos boas, tu és bem pior e MAIS VELHO..por isso não podes recriminar...ehehehe!!!!Agora fico à espera que o santa agarre esta batata pelos cornos e diga tudo o que lhe vai na alma...Grande abraço
De Sal a 24 de Fevereiro de 2006 às 17:16
Grande pad(g)inho, gostei imenso do teu texto, principalmente da maneira como falaste da tua irmã e do Neto, que apesar de violento dará certamente um bom cunhado e um optimo marido para a Joana (isto foi ele que me pediu para escrever...). Admiro-te muito na maneira como vês o grupo, como forcado e como bom amigo que és! És um exemplo... Um grande abraço Sal!
De Nuno Vinhais a 24 de Fevereiro de 2006 às 17:07
Bernardo, é muito bom sentir a tua entrega ao Grupo e a forma verdadeiramente sentida em que o vives. És um elemento muito importante dentro e fora de praça, mas que ultimamente tens tido azar com as lesões. O que eu desejo para ti é que esse periodo tenha acabado e que este ano estejas a 110%, portanto deixa-te de mariquices e bora bombar! Mas não penses que vais dar mais primeira do que eu ;)
Quanto a tua ida com o GFAVF, considero positivo que os Grupos não se fechem em si, é bom ter outros contactos e conhecimentos. É aí que também podemos aprender e evoluir, vendo o que é certo e o que é errado. Grande abraço. Ainda bem que estás contente com o casamento da tua irmã com o António, como padrinho tens um papel importante, nao te esqueças disso! Grande abraço
De Joana Mendia a 24 de Fevereiro de 2006 às 15:40
Meu querido mano!! Gostei IMENSO da tua batata! Obrigada pelos parabéns e ainda bem que ficas tão contente com o nosso casamento! É sinal de que realmente estou bem entregue! Muitos beijinhos da tua irmã preferida que GOSTA MUITO de ti!!!

Comentar post